terça-feira, 17 de maio de 2016

Associação Nacional das Etnias Ciganas do Brasil


No ano de 2011, foi criada a Associação Nacional das Etnias Ciganas (ANEC) com o intuito de promoção social e cultural das diversas etnias ciganas existentes no Brasil. A ANEC não possui apoio financeiro de qualquer órgão provedor de fomentos e não conta com financiamento de nenhuma entidade, ou seja, é uma associação sem fins lucrativos, apenas com intuito de divulgação da cultura cigana e apoio social aos grupos excluídos que compõem os assim denominados ciganos.

No atual período, fixou-se atenção nos Ciganos Calon presentes no Distrito Federal e Entorno. A atual meta da ANEC é de conseguir um terreno, junto a União, para assentar os Ciganos Calon e promover sua fixação para ascensão social relativa a escolas, hospitais, profissionalização. Essa fixação parte do pressuposto e vontade dos mesmos.

Não cabe a ANEC decidir quais são os melhores meios para promoção social dos ciganos. Sim, auxiliar em suas decisões e opinar nas melhorias que podem trazer benefícios a tais. Discutidas e tomadas as decisões pelos grupos ciganos, a ANEC passa à frente e tenta, por meios legais, obter as solicitações requisitadas.

            A ANEC se observa como meio provedor de auxílio social e cultural, jamais como detentora de qualquer poder sobre os demais ciganos no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário